Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceçãoDeveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemiaFunções e competências – planeamento, organização, execução, avaliaçãoCooperação interna e externa – diferentes atores e equipasMedidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantesAuditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)Recolha de dados, reporte e melhoria contínuaPlano de ContingênciaLegislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionaisArticulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades CompetentesComunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisõesResponsabilidade e aprovação do PlanoDisponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)Política, planeamento e organizaçãoProcedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)Avaliação de riscosControlo de riscos – medidas de prevenção e proteçãoHigiene, ventilação e limpeza do local de trabalhoHigiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissãoViagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalhoRealização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventosDeteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomasEquipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarteDistanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalhoFormação e informaçãoTrabalho presencial e teletrabalhoProteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilânciaRevisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoriaManual de Reabertura das atividades económicasDiretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicaçãoIndicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalhoGestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicosCondições de proteção e segurança para os consumidores/clientesQualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminaçãoQualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviçosSensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SSTTransformação digital – novas formas de trabalho e de consumo